Não é a idéia por trás do cristianismo que critico, nem do judaísmo ou qualquer religião. É sobre os profissionais que fizeram disso um negocio empresarial. Tem muito dinheiro nesse negocio de deus. Dinheiro alto. Os ensinamentos básicos de Jesus são bem bonitos. E a propósito, essa era a intenção original de Karl Marx. Ok? O que poderia ser ruim? Todos devem compartilhar com igualdade. Fazer pelos outros. Democracia. Governo pelo povo. São ótimas idéias. Todas elas, mas todas sofrem de uma falha fatal. Todas elas são baseadas na idéia falaciosa que as pessoas são, essencialmente, decentes. Dê a elas a chance de fazer o certo e elas o farão. Elas não são estúpidas, egoístas, gananciosas, covardes, mentes pequenas. Só estou dizendo que as pessoas fazem a vida bem pior do que é, e, acredite, é um pesadelo sem a ajuda delas. Mas no geral, lamento dizer, somos uma espécie fracassada.
Minha história é, tudo pode dar certo. Contudo que não machuque ninguém. Contanto que possa furtar um pouco de alegria desse mundo cruel, sem sentido, nesse caos. Essa é minha historia.
Por que querem saber a minha história? Nos conhecemos? Nos gostamos? Deixa eu explicar, certo? Não sou um cara simpático. Carisma nunca foi prioridade para mim. Então, se você é um desses idiotas que precisa se sentir bem, vá fazer uma massagem nos pés. O que significa tudo isso, afinal? Nada. Zero. Nadinha. Nada leva a nada e, ainda assim, há muito idiota tagarelando. Não eu. Sou um cara de visão. Estou discutindo com vocês, seus amigos, colegas de trabalho, jornais, TVs. Todos ficam felizes em falar, cheios de desinformações. Moral, ciência, religião, política, esportes, amor. Seus portfólios, seus filhos, saúde. Meu Deus! Se eu tivesse que comer nove porções diárias de frutas e vegetais para viver, não ia querer viver. Odeio essa droga de frutas e vegetais. E Omega 3, esteira, eletrocardiograma, a mamografia, o ultrasom pélvico e, ai, meu Deus, a colonoscopia! E mesmo assim, ainda chega o dia em que te colocam em um caixão, e virá a próxima geração de idiotas que também falará sobre a vida e definirá o que é apropriado. Meu pai se matou porque os jornais matinais o deixaram deprimido. E você pode culpá-lo? Com o horror, a corrupção, a ignorância, a pobreza, o genocídio, a AIDS, o aquecimento global, o terrorismo, os valores familiares imbecis e os imbecis armados! “O Horror”, Kurtz falou sobre ele em “O Coração das Trevas”, “O Horror”. Sorte que Kurtz não tinha o Times entregue na selva, aí ele veria algum horror. Mas o que devem fazer? Vocês lêem sobre o massacre em Darfur ou sobre um ônibus escolar que explodiu, e dizem, “Meu Deus, o horror!” E aí, vocês viram a página e terminam seus ovos de galinhas no quintal. Porque... o que se pode fazer? É massacrante. Eu já tentei me matar. Obviamente, não deu certo. Mas Por que querem saber disso? Deus. Têm seus próprios problemas. Tenho certeza que estão obcecados com suas tristezas, esperanças e sonhos. As previsíveis vidas amorosas infelizes. Seus empreendimentos fracassados. “Ah, se eu tivesse comprado aquela ação!” “Se eu tivesse comprado aquela casa anos atrás!”. “Se eu tivesse me aproximado daquela mulher.” Se isso, se aquilo. Querem saber? Me dêem um tempo com esses seus “poderia ter” e “deveria ser”. Como minha mãe dizia, “Se minha avó tivesse rodas, ela poderia ter sido um bonde.” Minha mãe não tinha rodas, ela tinha varizes.
Aliás, não pensem que sou amargo por conta de algum revés pessoal. Pelos padrões de uma civilização bárbara e estúpida, tenho tido muita sorte. Fui casado com uma linda mulher, que tinha dinheiro, moramos bem por anos. Lecionei na universidade. Teoria das cordas.
Na teoria somos perfeitos, mas a vida não é só teorias.
Após tentar me matar me jogando da janela do meu apartamento, acredita que caí num maldito toldo? Então, me divorciei, me mudei para o centro e desisti.
Como diria sua geração de forma vulgar, “me dei bem total”. Isso comprova que o universo é um acaso cego sem sentido. Tantos esquemas e sonhos para encontrar a pessoa certa, aí me jogo da janela e caio sobre ela. E ainda é uma vidente! Quero dizer, falo do amor irracional, sem mencionar que desenvolvi uma predileção por cereais.
Odeio festas de ano novo. Todo mundo desesperado para se divertir. Tentando comemorar de algum jeito patético. Comemorar o quê? Um passo mais perto da sepultura? É por isso que não canso de dizer, qualquer amor que possa receber e dar, qualquer felicidade que possa se apropriar ou fornecer, cada gesto gentil, tudo pode dar certo. E que ninguém se engane, nem tudo depende da genialidade humana. A maior parte de sua existência é mais sorte do que gostaria de admitir. Cristo, você sabe as chances de um esperma do seu pai entre bilhões, encontrar o único ovo que fez você? Não pense nisso, você terá um ataque de pânico.
Estão vendo? Sou o único que consegue observar o cenário completo. Por isso sou um gênio.
Woody Allen
via z
3 comentários:
http://rabiscostorpes.blogspot.com/2010/06/whatever-works-tudo-pode-dar-certo.html
sim sim... a zizie mostrou. lindo! :]
agora devidamente creditado.
Postar um comentário